
Beltane é um dos Festivais mais bonitos e festivos que ocorre no pico da Primavera. Este é o momento do ano em que a Terra se aquece com o calor do Sol, e os dias frios do Inverno é finalmente, deixado para trás.
O Sabbat Beltane marca a união da Deusa e do Deus, representando a fertilidade dos animais e as colheitas do próximo ano.
..É o simbolismo da união entre os princípios masculino e feminino da criação.
Em Beltane comemoramos a fertilidade, o amor que dá forças a tudo, e o retorno do Sol com toda a sua intensidade.
O Sol está se aproximando do seu apogeu, se fortalecendo, e o seu calor ajuda as plantas e sementes a serem fertilizadas. Os animais brincam e se acasalam. A Deusa e o Deus agora estão em plena vitalidade e amam-se com toda intensidade. O Deus (o Sol) tem crescido e caminhado para sua face adulta e a Deusa esta no ápice de sua beleza e feminilidade. Eles irão consumar o seu amor. A sua paixão é evidente em toda a vida presente na Terra.
A palavra Beltane vem do nome do Deus céltico "Bel", que era o senhor da vida, da morte e do mundo dos espíritos. "Time" e uma palavra céltica que significa "fogo". Assim, Beltane quer dizer "Fogo de Bel".
Entre os primeiros povos Pagãos era costume pular a fogueira de Beltane para se livrar de doenças e energias negativas, assegurar bons partos e pedir as bençãos dos Deuses da Fecundidade. É tempo de celebrar a vida em todas as formas. É o momento de dar boas-vindas ao Verão, momento de equilíbrio, no qual nos despedimos das chuvas, e as colinas e vegetações atingem tons dourados.
Um dos símbolos mais conhecidos associado com esse Sabbat é o Mastro de Beltane ou Maypole (Mastro de Maio, pois no hemisfério Norte, Beltane e comemorado no dia primeiro de Maio). Feito do tronco de uma árvore forte e alta, normalmente o Vidoeiro ou Freixo era enfeitado com flores e tiras de fitas. Seu simbolismo era fálico em honra da fertilidade renovada da Terra. Todos dançam em volta do mastro, trançando as fitas, que simbolicamente significa trançar a teia da vida.
Outro elemento associado a este festival é a Guirlanda de Flores, que os participantes da celebração confeccionam e colocam em suas cabeças, significando a ciclo da vida, a Roda do Ano.
Beltane celebra também o retorno do sol (ou Deus Sol), e é um dos poucos festivais pagãos que sobreviveram da época pré-cristã até hoje e, em sua maior parte, na forma original é baseado na Florália, um antigo festival romano dedicado a Flora, a deusa sagrada das flores. Em tempos mais antigos, esse festival era dedicado a Plutão, o senhor romano do Submundo, correspondente do deus Hades da mitologia grega. O primeiro dia de maio era também aquele em que os antigos romanos queimavam olíbano e selo-de-salomão e penduravam guirlandas de flores diante de seus altares em honra aos espíritos guardiães que olhavam e protegiam suas famílias e suas casas.


Texto Original: http://www.aldeiadosventos.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=379:festival-de-beltane&catid=63:outubro
Comentários
Postar um comentário
Faça Seu Comentário não é Necessário Fazer Login!
Achou uma matéria mais completa?
Discorda ou Concorda com a Postagem?
Tem alguma ideia sobre o Assunto para Compartilhar?