O segundo pilar do islã é a oração: considerada como um rito litúrgico, difere da oração espontânea que pode ser feita livremente em qualquer momento do dia. A oração ritual deve ser recitada cinco vezes ao dia: ao amanhecer, por volta do meio-dia, à tarde, ao cair do sol e à noite.
A oração obrigatória é dirigida pelo idhan, o chamado feito pelo muezim, aquele que convida à oração do alto do minarete. Algum tempo após a primeira chamada à oração, o muezim procede a uma segunda. Nesse momento, o fiel que fez as abluções, inicia o rito da oração.
A verdadeira oração subdivide-se em diversas fases, chamadas Rak'ah: antes de tudo, expressa-se a intenção de querer fazer uma determinada oração, por exemplo, a do meio-dia. Deve-se pronunciar, portanto, com as mãos levantadas até os ombros, as palavras Allah Akbar ("Deus é o maior") e executar assim o primeiro grupo de ações e palavras que constituem a Rak'ah:
Em cada posição devem ser rezadas determinadas orações. Outras devem ser rezadas no fim, de joelhos.1.ª permanecendo na mesma posição, é preciso recitar a primeira Sura do Alcorão, chamada "abertura" no fim da qual se pronuncia a palavra amin, equivalente ao nosso amém e se acrescentam dois ou mais versículos do Alcorão;
2.ª dobra-se o corpo para frente, de modo que as mãos cheguem à altura dos joelhos, fazendo assim uma espécie de inclinação;
3.ª volta-se à posição inicial;
4.ª começa, neste momento, a prostração, durante a qual os joelhos, depois as mãos e o rosto devem tocar o chão;
5.ª volta-se à posição de joelhos, com as mãos sobre as coxas;
6.ª faz-se uma nova prostração e com esta termina a primeira Rak'ah.
A oração mais importante é a segunda, que acontece por volta do meio-dia, e a da sexta-feira. O significado do termo árabe que designa a sexta-feira é "dia da reunião" de todos os muçulmanos na mesquita, de forma solene, para a oração do meio-dia.Durante a reunião solene da sexta-feira, são lidos trechos escolhidos do Alcorão. Por isso, a sexta-feira tornou-se o dia festivo dos muçulmanos, ainda que não comporte a obrigação de suspender as atividades de trabalho ou outras ações particulares, como acontece com o sábado para o judeu.
Para desenvolver corretamente a oração ritual não é necessário dirigir-se à mesquita. Qualquer lugar pode ser adequado, contanto que não haja um contato direto com o terreno, fonte de impureza: um simples tapete, corretamente voltado para Meca, é um espaço ritual puro onde se pode rezar devidamente, contanto que não haja imagens de seres humanos ou animais. Há também "liturgias" especiais como para funerais, circuncisão, etc.
Fonte do texto: http://www.pime.org.br/mundoemissao/relislamismo.htm
Fonte da foto: http://amigosdeoracao.files.wordpress.com/2008/09/muculmanos.jpg
deus é maior verdadeiro vamos verdadeira mente ajudar nossos irmaõs
ResponderExcluir