Revelando a seita islamica xiita bahai



Em Nome de Deus,O Clemente,O Misericordioso

Por
Karls Eduardo, o missionario do islam

1- Introdução

2- Shaikismo

3- Babismo

4- Bab também é mahdi.

5- Sub-i-Azal, o sucessor do Bab

6- Mizra hussein ali,irmão de Sub-i-Azal agora é Bahaullah

7- Babismo se divide em bahais x azalis

8- Os sucessores de bahaullah

9- O fim de cada um e como está hoje



||-1- Introdução-||


A fé bahai é uma seita islamica xiita , apenas isto, igual o ismaelismo por exemplo, só que é uma seita dos xiitas jafari (12 imans / Ithna Ashari).


No iran a constituição da republica islamica garante a fé bahai como pratica islamica e por lá (no Iran) eles gostam de serem chamados de "muçulmanos bahais", agora no ocidente do mundo eles se comportam como uma seita "new age" nem sequer mencionando daonde veio o grupo, que é o que explico abaixo:

||-2- Shaikismo-||


Bahais é só um dos lados do grupo os outros são os Azalis, ambos nasceram do babismo que é um novo nome para a seita xiita chamada shaikismo(que mesclava a escola jafari com elemenos ismaelitas e astrologicos).


Como todos os xiitas no iran e iraque, os shaikistas aguardavam que o 12º iman(o mahdi/quain dos xiitas) que esta oculto retornasse 1000 anos depois de sua ocultação (iniciada em 260 do calendario islamico), então em 1260 (1844 do calendario cristão) todas as regiões xiitas se preparam para o retorno e o grupo shakismo idem porém seu lider (sheik kazim morreu) um ano antes, ele que vinha substituindo sheik amahd também falecido.

||-3 Babismo-||


Sem lider para o grupo, um jovem discipulo(de amahd e kazim) chamado Ali mohammad assumiu o comando do grupo, logo se proclamou um "Bab" (proclamação comum no iran e iraque até hoje que significa "porta" que nos liga até o imam que esta oculto, sheik amad e sheik kazim tinham feito esta proclamação).


Esta crença de "Bab" ou "deputado" vem do século II(calendario islamico) onde antes de sua ocultação o 12º Imam(Mahdi) ainda criança já escondida e seu pai 11º iman haviam designado 4 babs (Portas) para se comunicar através deles com a comunidade.


Quando rompeu o ano 1260 varios grupos esperaram o imam aparecer de sua ocultação, os shaikistas sob a liderança de Ali mohammad "Bab" foram bastantes requisitados porém nada aconteceu, mais "Bab" afirmava que ele estava perto porque quando fez sua peregrinação a meca viu na caaba um homem que sumiu na sua frente e acreditava ser o mahdi(12º iman) oculto, esta crença aumentou a popularidade do grupo de modo que começaram a ser chamados de "babistas".

||-4- Bab também é mahdi-||


Passados 4 anos (1264) o iman não tinha aparecido, mais Bab reuniu o grupo para fazer um anuncio : o imam tinha sim voltado e ele mesmo era o imam mahdi oculto !.


Isto fez uma grande confusão no iran porque o grupo ja era popular.


Bab (agora mahdi) proclamou dentro do grupo 18 discipulos para com ele formar "19 pessoas" por causa do milagre do numero 19 no alcorão e tudo para o Bab(mahdi) era "19", propos inclusive um novo calendario de 19 meses de 19 dias (tipo o dos maias).


Um dos principais argumentos do Bab para que ele fosse aceito agora como mahdi era seu nome "ali mohammad", segundo a tradição xiita mohammad disse " Eu sou o sol e Ali é a lua" e no alcorão está escrito que no dia da ressurreição "sol e a lua serão um só" , isto é um sinal que "mohammad ali" ou "ali mohammad" seundo alguns estudiosos xiitas. Bab era de uma familia considerada descendente de mohammad.


Seus discipulos(todos muçulmanos e muitos da alta sociedade) tentaram então cumprir a profecia de que o mahdi seria o lider mundial islamico e orquestraram um golpe contra o shá no iran(uma espécie de revolução islamica no século retrasado), só que falharam e o Bab(mahdi) e seus discipulos foram presos pelo governo.


Bab mesmo não sendo considerado mandante foi condenado a morte, na cadeia começou a escrever um livro que segundo ele deveria substituir o alcorão chamado "Bayan"(livro que li e digo que é 200% da teologia xiita , fala em Ali , fatima , imans e que ele é o retorno do iman e a dispensasão de mohammad como mohammad foi de jesus).


Bab foi para execução, preso nas cordas no momento dos tiros devido a nevoas os atiradores erraram e acertaram tiros na corda o libertando, o que causou um furor de ser um "milagre divino' e uma confirmação de quer era o mahdi oculto.


Porém afirmaram que podem ter sabotado as cordas para causar justamente esta sensação de milagre (com participação da inteligência Russa e britanica acusadas de patrocinar o grupo por interesses comerciais no iran), nem um lado ou outro foi provado, Bab "mahdi" retornou as cordas e foi executado.

||-5- Sub-i-Azal, o sucessor do Bab-||


Antes de morrer Bab designou seu discipulo Sub-I-Azal(mizra yaia) para ser o novo lider do grupo. Sub-i-Azal porém saiu do iran e foi morar no chipre com uma pensão da coroa britanica (o que aumentou os rumores de patrocinio) e deixou a administração do grupo com seu irmão mizra hussein ali.


Nesta época dos 18 discipulos do Bab varios fizeram proclamações divinas de retorno ao mundo de personalidades sagradas(influência do ismaelismo): um disse que era mohammad, outra fatima, outro Ali e etc.


O grupo estava sem comando ja que sub-i-Azal estava longe, Hussein ali(seu irmão) estava perdido .


||-6- Mizra hussein ali,irmão de Sub-i-Azal agora é Bahaullah-||

Mizra hussein ali então reuniu todo mundo e disse que tinha um anunciou a fazer : afirmou que quando estava na prisão na turquia uma virgem(huril) santa dos céus apareceu para ele e afirmou que ele era o prometido que o bab tinha anunciado(porque antes de morrer o bab afirmou que viria mais um junto dele para cumprir as profecias islamicas).


Então mizra hussein ali proclamou que era o retorno de jesus ao mundo prometido no alcorão, e criou um titulo (usando a lingua arabe) baseado no evangelho (onde jesus diz que voltara na gloria do pai) que significa : "Bahaullah" (gloria de Deus).

||-7- Babismo se divide em bahais x azalis-||

Então o grupo babismo(ex-shaikismo) rachou: os que acreditaram na proclamação passaram a se chamar "bahais" e os que não acreditaram continuaram a seguir sub-i-azal que lá do chipre achou um absurdo a proclamação do seu irmão, estes foram chamados de "azalis".


Bahaullah (mizra hussein ali) fez as mesmas proclamações do Bab(mahdi) inclusive disse que tambem era o mahdi !, o que deu grande confusão e varios de seus seguidores diziam que o bab era um "novo joão batista" para ele.


Isto era usado por sub-i-Azal para mostrar a falha de bahaullah já que bab disse ser até a manisfestação de Deus no mundo e a suprema personalidade divina ! como Deus vai preparar o caminho para alguem ?

||-8- Os sucessores de bahaullah-||

Para corrigir isto no final da vida ele designou seu filho abdul-baha(seu sucessor) e seu neto soggi effendi para resolverem o problema, ambos foram quem criaram a teologia da "fé bahai". Afirmaram que bab e bahaullah são iguais e não um maior que outro.


Bahaullah escreveu tambem varios livros que deixou nestes livros ele tenta ser a dispensção do bayan(que ninguem seguiu) e tambem a do alcorão(ja que o bayan não conseguiu dispensa-lo) e tambem escreveu outros livros sempre com estes intuitos.


Depois de idoso, Bahaullah foi morar na palestina e adotou o nome de "mohammad" e por lá morreu de velho, seu filho e herdeiro (abdul-baha) virou lorde inglês e seu neto soggi effendi se formou em uma universidade inglesa, tudo isto alimentou mais ainda os rumores de patrocinio , para se ter uma ideia o consul russo no iran chegou até a reclamar da pena de morte do bab, o que suou muito estranho na época.


Tentaram saber quem seriam os 124.000 profetas que mohammad falou e "canonizaram" krisnah,buda e zoroastro ( que ja é aceito a tempos pela teologia islamica principalmente xiita) e criaram um logo que é uma estrela de 9 pontas uma para cada vez que Deus se manifestou ao mundo terminando em mohammad porém acrescida de duas pontas (bab e bahaullah).Dizem ainda que morreram 20.000 martires do grupo para assim somar 124.000 + 20.000 = 144.000 (do livro de apocalipse).


Para sanar o principal problema do fato que mohammad é o ultimo profeta e não ha como um muçulmano negar isto (e eles todos eram muçulmanos) passaram a afirmar que bab e bahaullah não são profetas e sim manifestações e que a era da profecia acabou em mohammad mais que agora começou a era da manifestação(tudo isto baseados em versos do alcorão).


Tiraram a base do grupo do iran e foram para israel (ao se aliarem com israelitas) no monte carmelo onde construiram 19 degraus/terraços(por causa do numero 19 no alcorão) e no topo enterraram o Bab e Bahaullah , onde criaram o seu QG a Casa universal da justiça .

||-9- O fim de cada um e como está hoje-||

Sub-i-azal morreu de velho mais tem Azalis até hoje apesar de poucos. E também ha pessoas que se proclaman "bayanics" que tentam seguir ao bab e seu livro "bayan" fugindo da briga dos irmãos sub-i-azal x bahaullah, também são muito poucas.


O grupo maior(dentre os babistas/shaikistas) são os Bahais porém em comparação com outros grupos com propostas semelhantes no mundo eles são poucos tendo apenas 6 a 7 milhões, qualquer grupo protestante ou qadanis tem muito mais seguidores.


Um grande estudioso americano que viveu na época destes fatos ocorridos e escreveu um livro a respeito da fundação do grupo e descreveu uma incrível sintese de crenças primarias e violência. Segundo o estudioso eles usavam : tatuagens sagradas,amuletos,faziam calculos dos astros e etc, com o tempo o grupo foi largando, mais em seu inicio foi assim, segundo o estudioso ele disse que eles foram "os mormons do islam.

Fonte do texto: http://ar-ar.facebook.com/note.php?note_id=142279405790733

Fonte da foto: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bahai_star.PNG

Comentários