Alfa Centauri pode conter planeta semelhante à Terra

Simulações mostram que o sistema solar mais próximo do nosso tem grandes chances de conter um planeta semelhante à Terra e com condições de habitabilidade.

Se algum dia desenvolvermos a capacidade de viajar a outros sistemas estelares, é muito provável que o primeiro sistema a ser visitado será sistema triplo de Alfa Centauri. Localizado a cerca de 4,2 anos-luz da Terra é o sistema estelar mais próximo de nosso sistema solar.
O sistema Alfa Centauri é composto de 3 estrelas, sendo as duas principais de tamanho semelhante ao nosso sol e orbitando uma ao redor da outra e a terceira é uma pequena estrela anã que orbita as duas primeiras a uma grande distância de quase 1/4 de ano-luz delas.
A estrela “A” do sistema é quase uma irmã gêmea de nosso sol e é ao redor dela que parece ser mais provável a existência de um planeta semelhante à Terra.
Cientistas da Universidade da Califórnia em Santa Cruz realizaram simulações correspondentes a 200 milhões de anos de vida das estrelas e aplicando parâmetros de todos os modelos de formação de planetas conhecidos. Em todas as simulações surgiram vários planetas orbitando as estrelas principais com pelo menos um deles sendo do tamanho da Terra, em grande parte das vezes um destes planetas estava dentro da zona habitável na órbita de sua estrela.
Os cientistas afirmam que devido às condições favoráveis de proximidade e brilho das estrelas é possível a observação destes planetas, caso eles existam, para isto seria necessário o uso de um telescópio dedicado ao estudo durante cerca de 5 anos.
Acima as estrelas “A” (alaranjada) e “B” (azulada) do sistema Alfa Centauri e ao centro o Cruzeiro do Sul.
Esta é uma notícia simplesmente espetacular já que este é o nosso vizinho mais próximo e seria excelente ter um planeta habitável em uma área destas, acredito que se for comprovado, os estudos para desenvolvimento de tecnologia de viagens inter-estelares serão acelerados. Nem seria necessária uma tecnologia mágica de ficção para realizar uma viagem destas no tempo de vida de um ser humano, não precisaria quebrar nenhuma lei da física para tanto.
Uma sonda automática poderia ser enviada para lá e chegar talvez em poucas décadas e então enviar dados sobre os planetas do sistema de volta à Terra, nada que seja realmente impossível hoje em dia. Imaginem em uns 25 ou 50 anos. Esta notícia também é particularmente interessante aos fãs de Jornada nas Estrelas, a série original.
Fontes: ScienceDaily, eSky, Daily Mail, Laro’s Home Page

Origem do Texto: http://newserrado.com/2008/03/13/alfa-centauri-pode-conter-planeta-semelhante-terra/

Comentários