Cidade e cemitério com mais de 7 mil anos descoberto no Egito

Cairo – O Egito desenterrou uma cidade e um cemitério de mais de 7 mil anos de idade que remontam à sua Primeira Dinastia em Sohag, província do sul do país, informou o Ministério das Antiguidades.

A cidade provavelmente abrigou autoridades de alto escalão e construtores de túmulos, e seu descobrimento pode proporcionar novos vislumbres de Abidos, uma das cidades mais velhas do Egito Antigo, disse o Ministério em um comunicado.

Especialistas afirmam que Abidos foi a capital do Egito perto do final do Período Pré-dinástico e durante o governo das quatro primeiras dinastias

No Egito, a história se sobrepõe literalmente em camadas, uma sobre a outra. Poucos dias atrás, durante uma expedição próxima ao Templo do Rei Seti, à beira do Rio Nilo, arqueólogos do Ministério das Antiguidades descobriram em escavação mais um rico e impressionante tesouro arqueológico: sob a terra, intocados e desconhecidos, havia uma cidade, uma zona portuária e um cemitério de mais de 7 mil anos.



Templo do Rei Seti

Pelo tamanho e a complexidade das construções descobertas – e pela imponência e grandeza dos túmulos, maiores do que algumas sepulturas de reis em Abidos, cidade próxima da escavação – acredita-se que a cidade descoberta tenha tido grande importância durante a primeira dinastia, servindo de provável moradia para autoridades de alto escalão.

Ferramentas de ferro, cerâmicas e cabanas também foram desenterradas, junto de 800 papiros, datados do reinado de Quéops – segundo especialistas, estes podem ser os mais antigos documentos egípcios já encontrados.


Uma das sepulturas descobertas


Além de poder vir a iluminar a história da região de Abidos – uma das cidades mais antigas do Egito que, segundo especialistas, chegou a ser capital do país durante as quatro primeiras dinastias – a descoberta pode significar uma forte estímulo ao turismo no país, que sofre abalos em sua renda por conta das crises políticas e casos de terrorismo na região.



Origem da Pesquisa:




Comentários